Equipe Matilha da UFSC Araranguá participa em Campeonatos de cheerleading

18/12/2023 08:48

Durante o mês de outubro, o time teve a oportunidade de participar em dois campeonatos distintos. Na primeira competição, que ocorreu em Curitiba, no dia 15/10, durante o Campeonato Paranaense de Cheerleading, quatro dos atletas conquistaram a medalha de ouro na categoria Nível 3, Group Stunt, Coed Universitário. Já em 28/10, no Cheer Magic Champion realizado em Florianópolis, esses mesmos atletas que trouxeram o ouro anteriormente conquistaram o terceiro lugar. Além disso, o time se apresentou na categoria Nível 2, Team Cheer, Coed Universitário, garantindo a medalha de prata. Agora, o time aguarda ansiosamente as próximas competições e busca um reconhecimento ainda maior.”

O time de Cheerleading Matilha Cheer foi criado há cinco anos por estudantes da UFSC – Araranguá. Este esporte abrange uma ampla gama de elementos, incluindo saltos, acrobacias, dança, levantamento e arremesso de pessoas. Desde sua criação, o time tem passado por um contínuo processo de aprimoramento, enfrentando desafios ao longo do caminho, com o objetivo de se preparar para competições.

No contexto das competições de Cheerleading no Brasil, a presença deste esporte ainda é discreta, principalmente devido à sua introdução relativamente recente no país. As competições são caracterizadas por sete níveis, elaborados com foco na segurança dos atletas, oito divisões que determinam a organização das apresentações e várias categorias que definem a composição dos atletas envolvidos.