Em parceria com o MCTI, laboratório da UFSC Araranguá amplia o projeto “Realidade Aumentada nas Escolas” para 1000 professores do Brasil

17/08/2023 11:15

No último dia 11 de agosto foi lançado o programa RAEscolas que utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada como mediação do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação Básica para ser utilizado em todo o Brasil. Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, o programa desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Computacionais – LABTEC, da UFSC Araranguá, irá capacitar 1000 professores para atuarem em todo o território nacional com a tecnologia.

Conforme informação dos realizadores, a intenção é que, por meio desses mecanismos tecnológicos, os professores do ensino básico trabalhem conteúdos como Biologia Celular, Mecanismos Celulares, Corpo Humano, Reprodução Humana, Vírus, Meio Ambiente, Energia, Astronomia, Física, Química e Matemática com a ajuda da tecnologia virtual.

O projeto foi inspirado nas ações da The Opening University e BBC do Reino Unido. E teve execução do Laboratório de Tecnologias Computacionais da UFSC em conjunto com a Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, da Secretaria de Desenvolvimento Social do MCTI.

Durante a solenidade, realizada no auditório do Center Shopping de Araranguá, foram capacitados cerca de 150 professores do ensino fundamental de escolas públicas da região da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).  Os professores foram convidados previamente através de um cadastro enviado pelos organizadores do evento. Todos os professores capacitados saíram do evento levando um banner e um kit com o tema do meio ambiente para já utilizar nas escolas.

A professora Cíntia de uma escola pública da cidade de sombrio relatou que “a experiência foi super bacana e a UFSC Araranguá e equipe do laboratório estão de parabéns, pois o RA nas Escolas já é importante e valeu muito a pena conhecer o projeto e poder utilizar na escola”. Outra professora entrevistada, Alice Machado, que leciona em Forquilinha, Criciúma e Nova Veneza, informou que não acredita que os alunos tenham dificuldade na utilização da tecnologia, pois o os alunos já estão aptos com o uso de aplicativos e celulares, “é de fácil manuseio e a utilização da realidade aumentada é com pequenas instruções que eles já conseguem utilizar o material”. A professora de escolas da cidade de Meleiro e Morro Grande, Solange de Almeira, comenta que “a utilização da tecnologia no dia a dia motiva o aluno, pois quando ele a possibilidade de ser o próprio mediador e interagir com os conteúdos ele passa a estar mais próximo do conteúdo”.

Em entrevista para o setor de comunicação da UFSC Araranguá o técnico do Ministério de Ciência, tecnologia e Inovação, Gerson de Jesus Martins diz que é “uma iniciativa que o MCTI vê com bons olhos” e complementa informando que “vemos com grande potencial para ajudar na educação científica dos alunos em sala de aula e principalmente nas escolas públicas. Estar aqui acompanhando o lançamento para 1000 professores é muito gratificante e estamos com expectativa de ampliar este numero de professores treinados a partir do lançamento do programa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação ‘Mais Ciência nas Escolas’ que será divulgado em breve”.

Participaram do evento o técnico do Ministério de Ciência, tecnologia e Inovação, Gerson de Jesus Martins, representando a Ministra Luciana Barbosa de Oliveira Santos, o Diretor do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, Eugênio Simão, o Senador da República, Esperidião Amin, o Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Bernardo Meyer, representando o Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, prof. Irineu Manoel de Souza, a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, Profª. Olga Regina Zegelli Gardia, o Idealizador do projeto RAEscolas, Prof. Alexandre Marino Costa, o Supervisor Regional de Educação, Sr. Luiz Carlos Pessi, a Secretária de Educação de Araranguá, Srª. Mariluce Bilck, representando o prefeito de Araranguá, Sr. Cesar Cesa, a coordenadora do projeto RAEscolas, Profª. Eliane Pozzebon e a Deputada Federal na legislatura 2019/2022, Ângela Amim.

Sobre o LABTEC

O laboratório foi criado em março de 2013 pelas professoras Eliane Pozzebon e Luciana Bolan Frigo com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área computacional. Fazemos parte da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá. labtec.ufsc.br

Texto e fotos: Vítor Giongo/Coordenador CICE/UFSC