Estudante de Fisioterapia da UFSC apresenta trabalho nas XXX Jornadas de Jóvenes Investigadores

27/10/2023 16:02

A discente Kristine Luiza Gaio, sob orientação da professora Dra. Poliana Penasso, apresentou o trabalho intitulado “Proyecto de extensión “Parkinson na Ativa”: 10 años acercan la fisioterapia a la comunidad” nas XXX Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM: Investigación científica y tecnológica para un desarrollo sostenible, realizadas na Universidad Nacional de Asunción (UNA), em Assunção – Paraguai, no período de 11 a 13 de outubro de 2023.

As Jornadas de Jóvenes Investigadores, criadas em 1993, reúnem anualmente centenas de estudantes de graduação e pós-graduação das universidades da américa latina participantes da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), com o objetivo promover a integração entre os estudantes, com vistas ao estabelecimento de grupos de pesquisa internacionais. A SINTER seleciona, anualmente, trabalhos de estudantes da UFSC, que recebem auxílio para a viagem.

Segue o relato da discente sobre como foi sua experiência no evento: “(…) foi muito legal, lá eu conheci pessoas admiráveis que tinham trabalhos incríveis na pesquisa e extensão. Vi que a pesquisa brasileira é muito rica e para mim foi uma honra representar a UFSC Araranguá e o projeto Parkinson na Ativa. Além disso, tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura de um país diferente, conhecendo muitos lugares. Sobre as apresentações, tive momentos de apresentação tanto oral como de exposição de posters. Foram momentos únicos, a sensação de estar participando de um evento desses é indescritível. Foi muito importante estar lá apresentando nosso projeto para as pessoas e receber tantos elogios, principalmente por conseguir unir pesquisa e extensão. Para mim foi muito gratificante poder participar disso tudo e levar nosso projeto, nossa universidade e nosso país para outros lugares!”