UFSC Araranguá recebe exposição sobre a vida e a obra de Fritz Müller

05/10/2023 10:49

O Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 03 a 13 de outubro a exposição “De Repente, Extraordiária!“, uma mostra que evidencia a vida e obra de Fritz Müller e sua especial parceria com Charles Darwin. As obras a serem expostas oferecem a exuberância da natureza catarinense pelo olhar de Fritz, à luz das ideias de Darwin. A exposição estará no Hall do Campus Jardim das Avenidas, aberta diariamente, das 7h às 21h.

Sobre Fritz Müller 

O naturalista e biólogo Fritz Müller viveu em Santa Catarina (nas atuais Blumenau e Florianópolis) por 45 anos, até sua morte, em uma época em que a maior parte da região ainda era coberta pela Mata Atlântica. Pesquisou a flora e a fauna catarinenses, com mais de 250 trabalhos sobre o tema, e foi o primeiro estudioso no mundo a testar as ideias de Darwin sobre a evolução das espécies pela seleção natural, na atual Florianópolis. Além disso, foi professor, agricultor e atuou na política. Observador, ele percebia desde pequenos detalhes até grandes relações entres os seres vivos, e fazia muitas perguntas. Caminhava muito – geralmente, descalço, para perceber melhor o ambiente. Era apaixonado pela natureza e pela ciência, e também tinha um lado criativo: escrevia poemas para educar suas filhas.

Foi chamado de “herói da ciência” por Ernst Haeckel, que criou o nome “ecologia”, e de “príncipe dos observadores” por Charles Darwin. Apesar de nunca terem se encontrado pessoalmente, Fritz Müller e Charles Darwin cultivaram uma longa amizade: Darwin dizia que eles tinham mentes parecidas e que sua opinião era uma das que mais valorizava. Segundo seu filho, Francis Darwin, entre os amigos com quem o pai correspondia, Fritz parecia ser seu predileto. A recíproca era verdadeira: Fritz o considerava um segundo pai.

Sobre a exposição

A exposição incentiva a interatividade do público com a natureza, com a ciência e com a arte, por meio de diferentes linguagens (visual, sonora e tátil), incluindo público de diferentes idades. Sua versão original, ao ar livre, contemplou história em cartazes, trilha sonora da Mata Atlântica, um jardim vivo, tenda com microscópios e modelos ampliados para tocar, arte mural de Tom 14+Amor, tour ecológico, oficina de fotografia e a brincadeira “Onde estão as Borboletas?”, com esculturas de metal criadas pelo artista e designer blumenauense Luís Bernardes.

A recepção junto ao público foi tamanha, desde sua primeira edição em abril de 2022, alcançando mais de 12 mil pessoas, que estimulou a criação uma nova versão para ambientes internos, mantendo a mesma proposta de estimular o público a conhecer cada vez mais sobre este cientista, de modo simples e descontraído.

Nela, estão 28 painéis que ilustram as descobertas de Fritz Müller junto à natureza catarinense, sob duas perspectivas: em uma está a história de Fritz e de sua especial parceria com Charles Darwin; em outra, a exuberância da fauna e da flora catarinenses pelo olhar de Fritz, à luz das ideias de Darwin. Vários painéis contêm Códigos QR com mais curiosidades, em diversos formatos, como vídeos, áudios, quiz e até um divertido portal de notícias. Por meio de um deles, os visitantes também têm acesso à trilha sonora da Mata Atlântica, para ouvir enquanto percorrem a exposição.

 

Texto adaptado por Vítor Giongo
Original: secarte.ufsc.br/ufsc-recebe-exposicao-sobre-a-vida-e-a-obra-de-fritz-muller

 

 

 

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com