Estudante de Fisioterapia da UFSC participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde

07/07/2023 11:21

Fabiane Perondi, estudante do curso de Fisioterapia da UFSC campus Araranguá, participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em Brasília entre os dias 02 a 05 de julho.

Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, a Conferência constituiu-se como um momento histórico importante para o Sistema Único de Saúde, de análise da situação de saúde do país e construção de políticas públicas com a participação popular.

Fabiane Perondi faz parte da Escola de Saúde Coletiva, é bolsista do projeto de extensão Nise da Silveira e bolsista de iniciação científica sob orientação do professor Roger Flores Ceccon. A participação da estudante na Conferência representa o compromisso ético da UFSC campus Araranguá em defesa do SUS e da saúde da população brasileira.

A Conferência Nacional de Saúde é um evento que ocorre a cada quatro anos no Brasil, com objetivo de discutir e propor diretrizes para a política de saúde do país. É convocada pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS, que é o órgão máximo de representação da sociedade no Sistema Único de Saúde – SUS. O evento é composto por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de trabalhadores da saúde, usuários do SUS e entidades da sociedade civil.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, “Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências”.