Intercâmbio Virtual Internacional reúne estudantes do campus Araranguá e do Chile

18/10/2022 10:13
Uma experiência de intercâmbio virtual uniu estudantes da Engenharia da Energia, campus Araranguá, e do curso de Turismo e Hotelaria do Instituto Profesional de la Fundacion Duoc UC, campus Concepcion e Santiago. As professoras Kátia Madruga (UFSC) e Patricia Medina (Duoc UC) planejaram minicursos vinculados às disciplinas de Empreendedorismo em Engenharia de Energia e Gestão de Eficiência Energética da UFSC e Língua Portuguesa da Duoc UC.

Os cursos ocorrem por três semanas, entre o final de outubro e a primeira quinzena de novembro, e incluem atividades síncronas e assíncronas. Seu principal objetivo é ofertar um espaço para trocas interculturais e para a prática do trabalho em equipe de forma interdisciplinar e internacional.
Para cada um dos minicursos foram convidados dois professores do ensino médio da região de Araranguá. A partir das experiências e de sua avaliação, espera-se  que novos intercâmbios virtuais sejam realizados por meio da parceria entre a UFSC e instituições de ensino estrangeiras. Ademais, a expectativa é que essa forma de intercâmbio inspire projetos similares em escolas de Santa Catarina pela participação de docentes do ensino médio.
As atividades de intercâmbio virtual internacional e do programa Collaborative Online International Learning (COIL) são coordenadas pela professora Kátia Madruga junto à SINTER.

Fonte: SINTER