Campus Araranguá realiza capacitação de servidores terceirizados

25/07/2022 10:43

No dia 8 de Julho de 2022 a equipe da  Comissão de Sustentabilidade  do Campus Araranguá (Portaria 159/2021/CTS/ARA, de 17 de Novembro de 2021) e a equipe do NUDAPE – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento, Aplicação e Avaliação de Processos de Produção de Energia da UFSC Araranguá, que coordena o projeto de extensão “Educação para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos”, realizaram uma capacitação de parte da equipe de prestadores de serviços desse campus.

A capacitação teve como objetivo tratar sobre o Projeto de Coleta Seletiva Solidária no Campus Araranguá da UFSC, primeiro campus fora da sede a instituí-lo por meio dessa comissão. Embora a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC tenha sido criada em 2015, somente em 2019 foi criada a Comissão de Sustentabilidade do Campus Araranguá. O projeto iniciou em 14 de abril de 2022 e até julho de 2022 já destinou para reciclagem cerca de 160 kg de resíduos.

Participaram da primeira capacitação 17 prestadores de serviços com os quais foram abordados temas como separação de resíduos sólidos, cuidados com o material reciclável e outras diretrizes. Na ocasião foi entregue aos colaboradores um material informativo na forma de panfleto com o objetivo de auxiliá-los na separação dos resíduos recicláveis.

Ministraram a capacitação a Dra. Geovana Dagostim Savi Bortolotto – TAE – Setor de Laboratórios do Departamento de Ciências da Saúde, o Dr. Tiago Bortolotto – TAE – Setor de Laboratórios do Departamento de Ciências da Saúde, e os estudantes do curso de graduação em Engenharia de Energia André Valerim de Freitas (voluntário no projeto de extensão), Márcia de Fátima Suquica Panzo (bolsista PROEX) e Vinícius Antônio Oliveira Cosmam (bolsista PROEX).

O projeto de extensão “Educação para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos” é coordenado pela Professora Dra. Elaine Virmond, docente do Departamento de Energia e Sustentabilidade, e tem dentre seus objetivos elaborar conteúdos e atividades sobre gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e sustentabilidade para serem ministrados na comunidade interna à UFSC, em escolas e outras instituições de Araranguá e região, bem como apoiar a Comissão de Sustentabilidade do campus Araranguá da UFSC, que tem membros integrando a equipe desse projeto, além de incentivar a implementação da coleta seletiva nesse município.

Sobre o Projeto de Coleta Seletiva Solidária no Campus Araranguá da UFSC

Até o momento apenas os setores administrativos do campus contam com as ações do projeto. Nesses ambientes, os servidores TAEs e docentes do Campus Araranguá descartam seus resíduos em lixeiras separadas entre “Recicláveis” e “Rejeitos”. A equipe do serviço de limpeza recolhe os resíduos e os coloca em contentores dedicados a esse tipo de material. Os membros da Comissão de Sustentabilidade do Campus Araranguá fazem uma triagem inicial para remover eventuais materiais que foram descartados incorretamente na lixeira dos “Recicláveis”. Após a triagem, um veículo próprio do Campus Araranguá leva os resíduos recicláveis até o Ecoponto da Prefeitura de Araranguá, onde coletadores independentes fazem a triagem final do material e o encaminham para reciclagem, uma vez que ainda não há um sistema de coleta seletiva municipal.

Por conta disso e com incentivo da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) da UFSC, nos dias 21 a 30 de Junho de 2022, durante a Semana do Meio Ambiente da UFSC 2022, foi realizada a “1ª Campanha de coleta seletiva voluntária da UFSC Campus Araranguá: vamos reciclar?”. Essa ação foi direcionada para toda a comunidade acadêmica que pode trazer seus materiais recicláveis para encaminhá-los a um destino apropriado. Foram coletados nessa campanha 190 kg de plásticos, papéis e metais; 35 kg de vidro e 3 kg de materiais eletrônicos, e todo esse material foi levado ao ECOPONTO.

Fonte: Projeto de extensão “Educação para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos”