MCTI realiza visita técnica à UFSC Campus Araranguá

21/04/2022 12:49

O Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, nesta quarta-feira (20/04), os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Roberto Freitas,  coordenador geral de Promoção do Ensino de Ciência,  juntamente com o técnico Eder Sanches. A visita teve como objetivo conhecer de perto dois projetos desenvolvidos no Campus que são financiados pelo MCTI, sob a coordenação da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC/MCTI).

O primeiro projeto visitado foi o desenvolvido no Laboratório de Experimentação Remota (RexLab), que possui foco em inovação na educação básica, através do uso de recursos da Internet e de outros meios tecnológicos capazes de prover acesso remoto. O Laboratório de Aprendizagem Remoto possibilita as escolas que não tem laboratórios a desenvolverem projetos ligados ao conceito steam.

O segundo projeto visitado foi o de Realidade Aumentada na Escolas, desenvolvido no Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTec), que trabalha com a tecnologia realidade aumentada nas salas de aula, como ferramenta auxiliar ao ensino de estudantes. O uso dessa tecnologia faz com que o aprendizado seja ativo e atraia o interesse de crianças e jovens nas disciplinas ligadas à ciência.

Ambos projetos tem ajudado a difundir o ensino da ciência entre escolas do ensino fundamental e médio no estado de Santa Catarina e são considerados um grande sucesso na rede de ensino.

A proposta da visita é de que esses projetos sejam replicados em outros estados com investimentos iniciais de aproximadamente R$ 1 milhao. “O Brasil tem apenas 8% das escolas com estrutura de laboratórios de ciências em suas dependências e a proposta do uso de experimentação remota é uma excelente alternativa a ser utilizada para melhorar nossa educação em Ciência. Já o projeto de realidade aumentada é uma ferramenta, de baixo custo, que auxiliará os professores nas salas de aula”. explicou Roberto Freitas.

Para saber mais sobre os projetos, acesse:

UFSC.jpg