Vestibular: Primeira colocada entre os egressos de escola pública no Campus Araranguá destaca o ensino público

24/02/2022 10:18

Todo ano os vestibulares da UFSC são recheados de histórias. São diversos os sonhos e os anseios dos candidatos, e cada aprovação traz consigo uma bagagem de perseverança e muita dedicação. Há algum tempo, ingressar em uma universidade federal era um sonho distante para muitos estudantes. Hoje, graças a implementação das políticas de ações afirmativas pela universidade, a UFSC  fica mais próxima a sociedade como um todo. Uma dessas políticas, é a reserva de vagas a estudantes oriundos de escolas públicas. E nesta categoria, a Marina Ilha Zimmermann obteve a melhor nota entre todos os cursos do Campus Araranguá.

Marina foi aprovada para o curso de Medicina. A estudante de 23 anos fez o seu ensino médio no Instituto Federal de Santa Catarina. “Nesses últimos 5 anos o meu maior desafio foi acompanhar algumas matérias, porque o meu ensino foi técnico, não era focado para vestibular. Acredito que este fato, de acompanhar as matérias, seja um dos maiores desafios para quem, assim como eu, é egresso de escola pública. O meu maior conselho é que não desistam diante desses e de outros obstáculos que possam aparecer”.

Marina comemora aprovação. Fonte: Arquivo pessoal

A agora aluna da UFSC, conta que conseguiu fazer um curso pré-vestibular para poder se nivelar um pouco mais a outros candidatos, mas também destaca  que existem outras formas de buscar estes conteúdos. “Eu sei que cursar um pré-vestibular não é a realidade da maioria dos estudantes de escola pública, mas hoje, principalmente depois da pandemia, houve uma democratização deste ensino de vestibular na internet. O Youtube, por exemplo, possui diversas aulas riquíssimas, e tem muitas pessoas que falam sobre isso, o que facilita muito o nosso caminho. Também temos os cursinhos sociais, gratuitos, para facilitar esta fase da nossa vida”.

Inclusive, na UFSC Araranguá, há uma iniciativa social. Trata-se do Cursinho PES, ministrado por docentes e estudantes do Campus.

Sobre a aprovação no vestibular, a estudante explica o que sentiu. “A sensação é de um grande sonho sendo realizado, parece que saiu um peso dos meus ombros. Eu estou me sentindo muito feliz e muito grata por poder continuar honrando meu caminho nas instituições públicas aqui de Santa Catarina”. Comemora Marina, que passa um recado aos estudantes de escolas públicas que tem o desejo de ingressar na UFSC. “Acredite em você, saiba que é possível. Para algumas pessoas tem mais desafios do que para outras, mas é possível. Se é teu sonho, corre atrás que vale a pena. E não se esqueça de fazer provas para treinar e tente montar uma rede de apoio com familiares e amigos”.

Já em relação ao curso, ela espera encontrar uma medicina humanizada. “Eu espero encontrar um curso em que eu possa olhar não só para os sintomas, mas também para o ser humano que habita em cada ser. Eu espero que a UFSC seja o meu veículo de medicina e de amor para o mundo. Gratidão”.

As aulas para os novos estudantes do curso de Medicina do Campus Araranguá tem início no segundo semestre letivo de 2022, que tem previsão de começar em Agosto. Porém, as etapas de matrícula devem ser cumpridas normalmente neste  momento. Todas as informações estão disponíveis em: vestibular2022.ufsc.br