Araranguá 140 anos: a UFSC tem orgulho de estar nesta cidade

03/04/2020 11:24

03 de abril é dia de aniversário da cidade que acolheu a UFSC desde 2009. Este ano, excepcionalmente, esta data será comemorada seguindo as orientações de isolamento social diante da situação de pandemia gerada pelo Coronavírus.

Esta situação criou novas demandas e prioridades para a populações de todo o mundo, nos diferentes países e culturas. Em Araranguá não é diferente. A UFSC suspendeu as aulas e segue em teletrabalho, para priorizar o cuidado em saúde e o bem coletivo. As redes de saúde, assistência, segurança pública e demais serviços essenciais seguem trabalhando no enfrentamento à pandemia.

Desde o dia 15 de março de 2020, quando a Administração Central decidiu pela suspensão das aulas presenciais em acordo com orientações nacionais, diferentes ações internas e externas têm ocorrido no sentido de contribuir com a população do município e região. Algumas ações são:

Grupo de Trabalho da UFSC Araranguá, de enfrentamento ao COVID19: criado pela direção de campus, este grupo tem foco nas questões de saúde e relação com entidades externas. Iniciou atuando com a Secretaria de Saúde do Município de Araranguá, por meio de barreiras sanitárias executadas por servidores e estudantes da área de saúde. Posteriormente foram executadas outras ações como boletins epidemiológicos, produção de máscaras para profissionais da rede, entre ouras atividades.

Grupo de Apoio Discente diante do COVID19 : criado pela direção de campus em parceria com Setor de Apoio ao Estudante, docentes e Centros Acadêmicos, este grupo tem trabalhado no sentido de contribuir com diminuição de necessidades socioeconômicas de estudantes do campus Araranguá. O GT têm dialogado com a Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na tentativa de viabilizar cestas básicas para reforçar o Apoio Emergencial previsto pelo edital 05/2020/PRAE. Além disso, tem atuado na arrecadação de doações financeiras de sindicatos e servidores, que estão contribuindo para compra de alimentação, medicações, produtos de higiene e limpeza.

Setor de Apoio ao Estudante: tem atuado nos GTs e produzido espaços de acolhimento e acompanhamento virtual diante de questões socioeconômicas e de saúde mental, além da mediação com a rede de saúde e assistência social da cidade.

Escola de Saúde Coletivatem promovido debates on-line, esclarecimentos científicos, além de apoio a aldeia Guarani M’yba Nhu Porá, em Torres – RS,  com arrecadação de alimentos e roupas.

Estas ações se referem aos últimos dias e semanas da situação nacional de calamidade pública. Sendo a pandemia uma situação de emergência, processual e dinâmica, a cada semana, novas ações surgem de modo que toda comunidade acadêmica está envolvida para contribuir com a sociedade em Araranguá e região.