Carta do Grupo de Trabalho COVID-19 UFSC-Araranguá à comunidade acadêmica e regional

16/03/2020 15:31

Araranguá, 16 de março de 2020.

À comunidade,

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, manifesta preocupação com a situação da pandemia do COVID-19. Apesar de possuir baixa mortalidade, especialmente entre os jovens, é um vírus que se transmite em grande proporção e de maneira rápida. Além do mais, a doença não isenta nenhum grupo de necessitar atenção dos serviços de saúde, em especial os hospitais que já operam além da sua capacidade.

A UFSC, em nota, suspendeu as atividades presenciais de ensino por tempo indeterminado. Essa medida foi tomada com vistas a diminuir a velocidade com que surgem novos casos da doença no Estado. O distanciamento social em tempo oportuno pode reduzir a disseminação em até 40% de casos novos. Diversas pesquisas mostram que essa prática pode-se constituir como uma importante medida de saúde pública.

Tendo em vista a inserção e responsabilidade social da UFSC Campus Araranguá, mediante análise do Grupo de Trabalho formado para enfrentamento da COVID-19, sugere-se aos municípios da região do Extremo Sul Catarinense a adoção de medidas, individuais e coletivas, no sentido de frear a epidemia, tais como:

• Suspensão de todas as atividades que tenham aglomeração de pessoas;
  • Organização da rede de atenção à saúde que garanta atendimento em tempo oportuno e ações de orientação à população;
  • Capacitação de todos os profissionais de saúde que atuam na rede de atenção à saúde;
  • Atuação efetiva dos serviços de vigilância em saúde.

Dentre as orientações de âmbito individual, destaca-se:

• Se viajou para o exterior ou locais onde esteja ocorrendo transmissão comunitária, mantenha o isolamento domiciliar por 14 dias;
  • Lave suas mãos frequentemente, com água e sabão. Álcool gel ou com concentração acima de 70% pode ser usado para higiene, entretanto sua mão deve permanecer úmida por cerca de um minuto;
  • Mantenha distância de pelo menos 1 metro das pessoas (distância social). Não abrace e beije as pessoas.
  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca. Se você tocou uma superfície contaminada, ao tocar seu rosto, você poderá se contaminar;
  • Ao tossir, cubra sua boca e nariz com seu cotovelo ou um lenço que deve ser jogado fora imediatamente;
  • Não fique em ambientes fechados ou com ar condicionado. Mantenha as janelas abertas para ventilar;
  • Limpe frequentemente as superfícies com muito contato, como celulares, teclados e mesas;
  • Evite ambientes com muitas pessoas;
  • Se tiver febre, tosse ou dificuldade respiratória, entre em contato com seu médico para orientações.

Certo da compreensão de todos neste momento que devemos somar esforços para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Colocamo-nos à disposição.

Atenciosamente,

Grupo de Trabalho para o enfrentamento da COVID-19 – UFSC Campus Araranguá

————————————————–

O grupo de trabalho foi formado ainda na semana passada para dar uma resposta rápida a comunidade universitária a fim de conter a propagação do Corona Vírus e tomar ações para conscientização dos alunos, docentes e técnico-administrativos. O GT tem como membros profissionais que atuam nos cursos da área da saúde do Campus Araranguá, que são Fisioterapia e Medicina.

A integra da carta está disponível clicando aqui.