Teatro no Campus…

03/08/2017 14:44

O espetáculo “O Homem da Moda, ou o Senhor Fopling Fútil”, produzido pela CIA. Miletrê, um projeto do needram, núcleo de pesquisa e extensão do curso de artes cênicas da UFSC está percorrendo os campi da universidade com a peça. A ideia é proporcionar aos estudantes da UFSC dos campi um pouco do que se produz em teatro no campus de Florianópolis no curso de artes cênicas, estimulando assim o intercâmbio inter campi, além de fazer parte da semana de recepção dos estudantes no segundo semestre letivo de 2017. Em nosso campus, o espetáculo acontecerá amanhã, 04 de agosto, ás 18h30 no hall da Unidade Jardim das Avenidas.

O projeto surgiu a partir de um grupo de pesquisa criado pelo professor Paulo Ricardo Berton no curso de Artes Cênicas, o qual se propõe a verificar, na teoria e na prática, um possível entrelaçamento entre as tradições teatrais do ocidente e do oriente, surge a ideia de se encenar uma série de textos de autores canônicos da dramaturgia ocidental, trazendo para cada um deles elementos de um gênero teatral específico da tradição asiática. paralelamente, para cada montagem, o foco temático recai sobre um grupo social da cidade de Florianópolis, na tentativa de abarcar o rico mosaico que compõe o tecido humano desta cidade de vocação cosmopolita.

Confira abaixo a sinopse da peça:

Dorimant, um cara sempre na moda com muito sarcasmo e humor, está em vias de terminar seu affair com a sra. Loveit, um pedido da sua nova amante, Bellinda. Entretanto, quando Bellinda presencia o fora de Dorimant pra cima da sra. Loveit, ela mesmo fica apavorada com a frieza e crueldade dele. Neste meio tempo, Harriet, uma jovem do interior com tanto humor e sarcasmo quanto Dorimant, está prometida pela sua mãe para se casar com Bellair jr., apesar de nenhum dos dois estarem interessados nesta união. (Harriet arrasta uma asa para Dorimant, enquanto que Bellair jr. quer casar com uma jovem chamada emília, que por sua vez é disputada abertamente por seu pai, Bellair, e secretamente por sua tia, a sra. Townley). Dorimant também se interessa por Harriet, mas a reputação dele encontra uma forte oposição na mãe dela, sra. Woodvil. Assim, ele se faz passar por um cara chamado courtage, para enganar a velha. ainda tentando se desvencilhar da sra. Loveit, Dorimant manda Fopling fútil – um cara pra lá de ridículo, um dândi mané que se acha o mais ‘féchion’ de todos – cortejá-la, para que Dorimant possa acusá-la de infidelidade, ao surpreendê-los no ato. Loveit flerta com Fopling para causar ciúmes em Dorimant, e o plano dele dá certo. Enquanto isso, Dorimant continua seu caso com Bellinda, e depois de um encontro noturno, o cocheiro leva Bellinda por engano pra casa da sra. Loveit, já que ele estava acostumado a levar a própria Loveit para casa antigamente, mas a presença de espírito de bellinda acaba por salvá-la de uma confusão maior. Finalmente, o jovem Bellair se casa com Emília, Dorimant pede a mão de Harriet (a desculpa que ele dá para a sra. Loveit é que ele está tentando aumentar a fortuna dele) e a história termina bem para todos, exceto para a sra. Loveit.

Fopling fútil é uma personagem menor, mas que consegue se destacar na peça, o que diz muito sobre homens ridículos. Os que estão na moda conseguem tudo com a maior facilidade; o ridículo em fopling está na pretensão que aparece em tudo o que ele faz. todos enxergam a inteligência e esperteza verbal de Harriet e Dorimant, principalmente no jogo de palavras entre eles e na compreensão mútua das metáforas (como sobre o jogo e a quaresma no ato iii, cena iii) gerando falas brilhantes no desenrolar natural da conversação. Emília e o jovem Bellair são figuras complementares: apesar de serem os dois elegantes e educados, nenhum dos dois tem a destreza mental de Harriet e Dorimant. A sra. Loveit também não está na moda, porque nunca consegue controlar a situação; quando Dorimant a confronta, ela estraçalha o seu leque, um sinal claro da falta de astúcia e inteligência.