Alunos de Araranguá participam do 2º Torneio Unicamp de Softbol Misto

13/09/2013 08:55

Os dias 7 e 8 de setembro, sábado e domingo, foi realizado o 2º Torneio Unicamp de Softbol Misto (Tunicamps), em Campinas, São Paulo. Treze alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Araranguá, representaram a instituição, sob o comando do professor Éverton Fabian Jasinski.

No primeiro dia os estudantes da UFSC disputaram três jogos contra os alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-B) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o placar de 6 a 14, 7 a 5, e 8 a 11, respectivamente.

Segundo o professor Éverton, o primeiro jogo da equipe foi difícil, marcado pelo nervosismo de estreia e adaptação ao campo, uma vez que os treinos foram feitos em um campo de futebol. A defesa demorou para se adaptar, e mesmo perdendo o time jogou bem no ataque e marcou um bom número de pontos. “O segundo jogo foi o melhor do campeonato, pois o time da UFSC estava aquecido e embalado pelo jogo anterior. Disputamos ponto a ponto e conseguimos a vitória na última entrada, com uma bela participação das meninas ofensivamente”, relatou.

Após três jogos acirrados, a equipe da UFSC ficou em terceiro lugar na chave. Como apenas os dois primeiros vencedores disputariam a chave ouro, o time da UFSC ficou na chave prata.

No domingo, segundo dia de competição, mais dois jogos foram disputados. Nossos estudantes jogaram a semifinal contra o time da Unicamp-Limeira. Estavam confiantes e com grande expectativa para ir a final da série prata, porém na primeira entrada do jogo o emocional pesou, além dos erros comuns na defesa que ocorreram durante todo o campeonato se agravaram. Na segunda entrada o time melhorou na defesa e tomaram somente dois pontos, foram para o ataque precisando fazer nove pontos, porém conseguiram somente dois, e perderam por 12 a 19.

A derrota abalou a equipe, que não apresentou a mesma vibração dos jogos anteriores e perdeu para a Universidade de São Paulo (USP- FFLCH), por 4 a 6. O time campeão da chave prata foi a Unicamp-B e a UFSC ficou em quarto lugar.

Para o time da UFSC, o mais importante foi a participação e a experiência adquirida, já que este é o segundo torneio disputado. “Os alunos se empenharam ao máximo e o comportamento, tanto dentro como fora de campo foi exemplar”, avalia Éverton.

Todos os times, ao final, escolhem seus destaques (um feminino, um masculino e o pipoca). O aluno Mathias Cristh Jacobs se destacou por obter a marca de 100% de aproveitamento no bastão, e Thaís Doll Luz porque quando a bola chegava nela era eliminação certa do adversário. O destaque pipoca é dado como gozação, e o professor Éverton achou que nenhum dos jogadores merecia, por isto se autopremiou.

Conhecendo o softbol

O softbol é um esporte muito parecido com o beisebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola, maiores no softbol, o tamanho do campo, menor do que o de beisebol, e o tempo de jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. O objetivo do softbol, tal como o do beisebol, é marcar o maior número possível de pontos (corridas) para vencer o jogo.

Outras informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher..

Andressa Prates Freitas/Estagiária de Jornalismo/Agecom e Margareth Rossi/Jornalista da Agecom/UFSC