21/06/2018 10:51

O Projeto Meninas Digitais – Regional Sul é parte de um programa da Sociedade Brasileira de Computação que tem como propósito divulgar as áreas das tecnologias e das ciências exatas. O  foco é despertar o interesse e motivar alunas do ensino médio a conhecerem melhor à área e, desta forma, desenvolver habilidades para a busca do conhecimento a fim de desmistificar o papel da mulher neste setor.

Criado em 2013, o projeto conta com alunas de cursos de graduação do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina. Elas atuam em cidades da região sul e já desenvolveram ações em municípios como Araranguá, Meleiro e Tubarão. Neste ano, o grupo recebeu uma grande notícia: elas foram indicadas para a premiação FRIDA, na categoria Tecnologia e Gênero.

FRIDA é o Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe.  É uma  iniciativa do LACNIC que desde 2004 contribui com o desenvolvimento da sociedade da informação na região. O programa oferece financiamento e oportunidades para o fortalecimento de capacidades e networking para organizações da sociedade civil, empreendimentos, governos e universidades que articulam o potencial das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento na região.

A professora Luciana Bolan Frigon, coordenadora do projeto, comemora a indicação. “Só de estar na lista já um prêmio. Foram mais de 400 candidaturas e somos o único projeto do Brasil indicado.” O próximo passo do grupo é o preenchimento de um formulário, que será analisado por um júri para concorrer ao prêmio. O resultado será divulgado em Agosto.

Tags: Projeto Meninas Digitais