Curso de Engenharia de Energia

Acesse a página do curso: ener.ufsc.br

A Engenharia de Energia é focada em gerar soluções para um grande desafio da atualidade que está relacionado com a produção, armazenamento, distribuição, uso da energia e os impactos associados a esses processos. Nesse contexto, energia deve ser entendida de forma ampla, e não somente, como energia elétrica. Precisamos de energia em nossas residências, escolas, hospitais, nos processos industriais, no transporte de cargas e passageiros, etc. Energia é o insumo motriz do desenvolvimento e da promoção de qualidade de vida para a humanidade. Para obter energia nos locais e nas quantidades que precisamos, devemos conhecer as oportunidades que a natureza nos oferece, ou seja, precisamos conhecer e mapear os nossos recursos naturais. Além disso, precisamos conhecer métodos eficientes para converter esses recursos, nas formas de energia necessárias ao uso final. Finalmente, precisamos estar cientes dos impactos gerados pela prospecção e uso dessa energia de forma a garantir não só a sustentabilidade econômica e social, mas também, ambiental. Estes são alguns dos desafios da Engenharia de Energia, tornando-a um curso extremamente atraente para quem quer encontrar soluções estratégicas, e quer atuar de forma inovadora, em um mercado cujo valor cresce continuamente.

Um assunto com uma importância desta magnitude requer uma formação multidisciplinar e alicerçada nos fundamentos que promoverão as próximas revoluções tecnológicas. Para isso, a Engenharia de Energia da UFSC foi estabelecida tendo por base os campos de conhecimento de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle, Ambiental, e das Ciências da Terra. De forma que caberá ao engenheiro de energia integrar tecnologias que reúnam componentes de todos esses campos do conhecimento.

A Engenharia de Energia é focada em gerar soluções para um dos grandes desafios da atualidade, a produção, armazenamento, distribuição, uso e impactos da energia. Neste contexto, energia deve ser entendida de forma ampla, e não somente como energia elétrica. Precisamos de energia para alimentar nossas residências, escolas, hospitais, mover os processos nas indústrias, processar alimentos, transportar cargas e passageiros, etc.. Energia é o insumo motriz do desenvolvimento e da promoção de qualidade de vida para a humanidade. Como prover energia em uma escala continental, com regiões de alta concentração populacional e outras onde as populações estão espalhadas em grandes áreas? Para obter a energia nos locais e nas quantidades que precisamos, devemos conhecer as oportunidades que a natureza nos oferece, ou seja, precisamos conhecer e mapear os nossos recursos naturais. Após, precisamos conhecer os métodos eficientes de convertê-los nas formas necessárias ao uso final. Frequentemente, a energia gerada em excesso pode também ser armazenada para uso futuro. Associadas a eficiência da conversão adiciona-se também a sustentabilidade econômica e social.

Finalmente, precisamos estar cientes dos impactos gerados pela prospecção e uso desta energia de forma a garantir a sustentabilidade ambiental. Estes são os desafios da Engenharia de Energia o que o torna um curso extremamente atraente para quem quer encontrar as soluções estratégicas e quer atuar de forma inovadora e com grande impacto, em um mercado cujo valor cresce continuamente.

Um assunto com uma importância desta magnitude requer uma formação multidisciplinar e alicerçada nos fundamentos que promoverão as próximas revoluções tecnológicas. Para isto, a Engenharia de Energia da UFSC foi estabelecida tendo por base os campos de conhecimento de Engenharia Mecânica, Elétrica e Controle, de Materiais, Ambiental, Biotecnologia, e Ciências da Terra. O profissional formado será um integrador de tecnologias que reúnam componentes destes campos do conhecimento e atuará em duas áreas de concentração: (1) Conversão de Energia ou (2) Bioenergia e Sustentabilidade.

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Turno das Atividades: Vespertino e Noturno

Vagas: 80 (oitenta) vagas anuais, sendo 40 (quarenta) em cada semestre.

Carga horária total: 4.320 horas-aula (50min) = 3.600 horas.

Carga Horária de Atividades Complementares: 144 horas-aula

Carga horária de estágios: 576 horas-aula.

Carga horária de Disciplinas Optativas: 504 horas-aula.

Prazo de Integralização:

– Integralização Mínima: 10 semestres