Comunicação Institucional
O setor de Comunicação Institucional do Campus Araranguá tem como objetivo traçar as estratégias no que se refere ao gerenciamento das questões comunicacionais da UFSC – Araranguá, zelando pela imagem da universidade e pelas diretrizes de comunicação estabelecidas pela mesma.
Atribuições
Oferecer os seguintes serviços(alguns destes apenas quando solicitados pela Direção):
1 – Serviço de Jornalismo
– Produção de conteúdo em forma de notícias e artigos
– Cobertura de eventos
– Envio de releases a imprensa
– Atendimento a imprensa no Campus
– Atualização do site do Campus Araranguá
– Recebimento e filtragem de conteúdos enviados pelo usuário para divulgação
– Dar encaminhamento ao conteúdo e responder dúvidas recebidas pelo e-mail institucional
– Promover a divulgação de eventos que a UFSC – Araranguá participa, sedia e/ou apoia através do site e imprensa regional
– Desenvolver soluções para o fluxo de comunicação interna da universidade
– Zelar pelo cumprimento das diretrizes de comunicação da UFSC
– Manter serviço de clipping
– Manter atualizadas as informações do guia de fontes da UFSC em relação ao que é pertinente ao Campus Araranguá
– Desenvolver ações em conjunto com a AGECOM no que se refere a jornalismo
2 – Serviço de fotografia
– Cobertura de eventos através de fotografia e vídeo
– Gerenciar banco de imagens do Campus
– Criar conteúdos em fotografia e vídeos para as diversas mídias da universidade
– Zelar pela preservação dos equipamentos de fotografia e vídeo
– Desenvolver ações em conjunto com a AGECOM no que se refere a fotografia
3 – Serviço de Design
– Recebimento e filtragem de demandas para serviços gráficos e de imprensa universitária
– Elaborar artes para eventos institucionais
– Prestar apoio e orientação no que se refere a artes gráficas a eventos promovidos por servidores e alunos
– Zelar pelo cumprimento das diretrizes de identidade visual e pelo uso correto dos símbolos oficiais da UFSC
– Criar peças gráficas
– Orientar a comunicação visual do campus no que se refere a sinalização e murais
– Desenvolver ações em conjunto com a AGECOM no que se refere a serviços de design
4 – Serviço de Marketing
– Elaborar conteúdos para divulgação da marca UFSC Araranguá
– Desenvolver atividades para prospecção de novos alunos
– Desenvolver plano de ações para fortalecimento e disseminação do nome da UFSC – Araranguá
– Atuar em conjunto com a Agecom para desenvolvimento de ações de divulgação do vestibular UFSC
– Desenvolver ações em conjunto com a AGECOM no que se refere a marketing
5 – Serviço de gerenciamento de mídias sociais
– Administração dos perfis e páginas do Campus
– Atendimento ao público
– Analisar dados e relatórios disponíveis em cada mídia
– Desenvolver soluções para o aprimoramento das relações da universidade com o público
– Criação de conteúdos para publicação
– Divulgação de eventos e noticiais
– Prestar apoio a setores do Campus que desejem ingressar nas redes sociais
– Zelar para que informações institucionais sejam divulgadas apenas nas redes sociais oficiais do Campus
– Desenvolver ações em conjunto com a AGECOM no que se refere a mídias sociais
Normas da Comunicação Institucional da UFSC – Campus Araranguá
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina – Agecom, criada em 1992, tem a tarefa de executar e implementar a Política Pública de Comunicação vigente na Universidade. Trata-se de uma comunicação abrangente e planejada, que integra UFSC e as comunidades interna e externa, atendendo a demandas institucionais e de interesse público ou coletivo.
A Comunicação Institucional do Campus Araranguá, por sua vez, trabalha em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Agecom, que estão disponíveis no site www.agecom.ufsc.br. Nesse sentido, qualquer membro da comunidade universitária pode solicitar apoio da Comunicação Institucional no que tange à divulgação de eventos, premiações, competições e outras atividades de interesse geral. Para tanto, o interessado deve seguir alguns passos, a saber:
- As demandas devem ser enviadas ao e-mail: comunicacao.ara@contato.ufsc.br;
- Toda solicitação, bem como os materiais enviados por e-mail, estão sujeitos à análise e aprovação da equipe de Comunicação Institucional;
- O solicitante é o responsável pelo envio do conteúdo a ser publicado (texto e imagens). A forma como se dará a divulgação, será definida de acordo com os critérios estabelecidos pela Comunicação Institucional e amparados pelas diretrizes da Agecom.
Prazos para as solicitações:
- Artes gráficas para eventos: 30 dias antes da data do evento;
- Postagens na página institucional do Campus e nas mídias sociais: 10 dias antes do fato gerador da publicação;
- Postagens posteriores a eventos: até 05 dias após o fato gerador da publicação.
Equipe:
Jonas de Medeiros Goulart – Assistente em Administração / Agente de Comunicação
Contatos:
E-mail: comunicacao.ara@contato.ufsc.br
Ramal: 3721 – 5969
Facebook: www.facebook.com/Ufscara/
Instagram: www.instagram.com/ufscara/
Site: www.agecom.ufsc.br
IMPORTANTE! A Comunicação Institucional do Campus não se destina à cobertura de eventos institucionais, salvo exceções previstas pela Direção de Campus / Centro.