I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED 2017)

12/05/2017 09:46

O Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) do Campus Araranguá promoveram de 08 a 10 de maio, o I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED 2017). O evento contou com mesas redondas, oficinas, e sessões de comunicação oral e de relatos de experiência, visando a integração de alunos de pós-graduação e docentes do ensino superior e da educação básica.
A primeira edição do evento marca o aniversário de 20 anos do RExLab, fundado em 1997 pelo Prof. João Bosco da Mota Alves, no Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico, no Campus Florianópolis. Desde 2009 no Campus Araranguá, o laboratório é coordenado hoje pelo Prof. Juarez Bento da Silva, também coordenador geral do evento.
Na primeira noite, a cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da UFSC, Prof. Luiz Cancellier, e do Diretor Geral do Campus Araranguá, Prof. Eugênio Simão, além da Prof.ª Araceli Farias de Oliveira, Coordenadora Operacional da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unidade Araranguá, e de Juliana Mocellin, representante da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a Mesa Redonda “Integração de tecnologias na educação” com participação da Prof.ª Marcia Padilha (Criamundi), Prof.ª Daniela Karine Ramos (PPGE/UFSC), Prof.ª Lilian Bacich (Instituto Singularidades e Tríade Educacional) e Prof.ª Lucia Maria Martins Giraffa (PUC-RS). A atividade foi transmitida ao vivo pelo Facebook, e está disponível na página do evento (https://www.facebook.com/SITEDUFSC/).

Nesta terça, aconteceu a Mesa Redonda “Laboratórios Virtuais e Remotos na Educação”, da qual participarão o Prof. João Bosco da Mota Alves, fundador do RExLab, Prof. Gustavo Ribeiro Alves (ISEP/Instituto Politécnico do Porto, Portugal), Prof. Javier García-Zubía (Universidad de Deusto, Espanha) e Prof. Vanderli Fava de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, ABENGE. Na ocasião, foi entregue em mãos o prêmio GOLC de laboratório controlado remotamente do mundo, destinado ao Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE) do RExLab, e recebido na conferência REV2017 pela Universidade de Deusto.

Na quarta-feira, último dia do evento, se deu a mesa redonda “Tecnologias Educacionais, Segurança Pública e Direitos Humanos”, mediada pelo Prof. Giovani Mendonça Lunardi, da UFSC Araranguá, e em que participaram Sônia Maria Dall Igna, Delegada de Polícia/RS e Mestranda PPGTIC/UFSC, Joel Souza de Oliveira, Delegado de Polícia/RS e Mestrando PPGTIC/UFSC, e Fernando Lúcio Mendes, Delegado de Polícia/SC e Mestrando PPGTIC/UFSC.

Mais informações sobre o evento e a agenda completa estão disponíveis em http://sited.ufsc.br/.

As fotos do evento estão disponíveis online no site Flickr.