Pesquisadores da UFSC Araranguá desenvolvem projetos para obtenção de materiais que auxiliam no combate ao coronavírus

27/10/2020 14:05

Pesquisadores do Laboratório de Materiais Avançados – LMA localizado na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Araranguá estão desenvolvendo uma pesquisa no sentido de produzir materiais para serem aplicados em diversas tarefas e utensílios do dia-dia, que auxiliem no combate a disseminação do novo coronavírus.  Os trabalhos são coordenados pelo docente do Campus Araranguá, professor Tiago Elias Allievi Frizon, com a colaboração do Professor Luiz Fernando Belchior Ribeiro e da Professora Shirley Kuhnen,  que é responsável pelo Laboratório de Bioquímica e Produtos Naturais localizado na UFSC-Florianópolis.

“O momento atual de pandemia potencializa a discussão sobre biossegurança e saúde das pessoas, levando a possibilidades imensas de desenvolvimentos científicos relacionados à prevenção e à desativação de vírus e bactérias. As linhas de tintas, adesivos, cosméticos e filtros em desenvolvimento em nosso laboratório, podem contribuir no combate ao coronavírus e na manutenção da saúde pública. Dentre as áreas e formas de aplicação pode-se citar hospitais, escolas, supermercados, transporte coletivo, residências, entre outros locais com grande e pequena movimentação de pessoas”. Conta, Tiago Frizon.

As tecnologias em desenvolvimento podem ainda ser aplicadas em diversos outros aparelhos e equipamentos utilizados no combate a pandemia, o que inclui máscaras, face shield, termômetros infravermelhos, camas hospitalares, paredes hospitalares, instrumentos de laboratórios e dezenas de outros produtos, como eletrodomésticos, brinquedos e roupas.

Segundo Tiago,  o projeto apresenta bons resultados. “A pesquisa encontra-se em fase inicial, porém já apresenta resultados importantes e motivadores.” Comemora o docente.

Para conhecer mais sobre essas e outras ações do Laboratório de Materiais Avançados – LMA da UFSC – Campus Araranguá basta acessar o site clicando aqui, e nas redes sociais: Instagram e Facebook