UFSC desenvolve projetos de realidade aumentada para escolas de ensino fundamental e médio

17/08/2020 13:37

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolve atualmente projetos de realidade aumentada com o objetivo de disseminar o uso de novas tecnologias educacionais no ensino em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Desde 2018, alunos de 11 escolas de seis municípios catarinenses têm acesso a oficinas com realidade aumentada, aulas de operações matemáticas com realidade virtual, robótica, entre outros.

A iniciativa tem parceria com The Open University, de Londres, e conta com uma equipe de 35 pessoas. Idealizada pelo professor e pró-reitor de Graduação da UFSC, Alexandre Marino Costa, o projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS), no campus Araranguá. “Este projeto está na linha da educação criativa e representa uma importante ação de pesquisa e extensão, integrando professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Medicina, interagindo com professores da rede municipal de educação na promoção de conteúdos com o uso da tecnologia de realidade aumentada”, ressalta Marino.

A coordenação é conduzida pela professora Eliane Pozzebon, na área da Engenharia da Computação, e pelas professoras Iane Franceschet e Josete Mazon, na Medicina. A equipe multidisciplinar envolve ainda três alunos da Medicina, 22 estudantes da Engenharia da Computação, um aluno do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e quatro docentes, sendo quatro deles da UFSC e um da Open University.

A equipe é responsável pelo conteúdo, modelagem, textura, animação, programação e design do material. Além de práticas integrativas e oficinas nas escolas, que hoje abordam os conhecimentos sobre sistema cardiovascular, sistema nervoso, células biológicas e mecanismos celulares, é realizada também uma capacitação dos professores para uso da tecnologia em sala de aula. O processo de aprendizagem utiliza ainda cards, impressão 3D e acesso a um repositório de realidade aumentada.

Os projetos foram beneficiadas com verba parlamentar obtida junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Tem também apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFSC.

Para mais informações, acesse: raescolas.ufsc.br