Servidores e alunos da UFSC Araranguá atuam junto à comunidade do sul do estado no enfrentamento à Covid-19

06/08/2020 10:16

No dia 16 de Março deste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal de Santa Catarina, pensando na saúde e na segurança de a comunidade universitária, decidiu suspender todas as suas atividades presenciais. Os servidores passaram a atuar em regime de teletrabalho, pensando em um planejamento da retomada das atividades com a maior segurança sanitária possível. Neste processo, a universidade não ficou alheia a situação em que se encontra o estado de Santa Catarina, ao contrário, atua em várias frentes, visando contribuir com toda a população no enfrentamento a pandemia. No Campus de Araranguá não poderia ser diferente. Desde março, os servidores e alunos lotados no local desenvolvem atividades e projetos junto à comunidade do sul do estado de Santa Catarina, principalmente na AMESC, buscando amenizar os efeitos da crise na região.

Boletins epidemiológicos

Em um trabalho conjunto com a Associação de Municípios do Extremo Sul de Catarinense, os docentes da UFSC Araranguá, Ione Schneider e Roger Flores Ceccon, que são Pós-doutores em Saúde Coletiva, confeccionam boletins epidemiológicos compilando dados a respeito da Covid-19 nos municípios da região. São captadas informações disponibilizadas pelas secretarias municipais de saúde e o governo do estado. Os boletins tem o objetivo de informar a população sobre o avanço da pandemia, com atualizações sobre o número de infectados, óbitos e leitos de UTI ocupados na região, por exemplo. Os boletins são enviados diariamente a AMESC e aos veículos de imprensa da regionais.

Confecção de máscaras

Desde o final de março, e com a deflagração da suspensão das atividades de ensino presenciais devido à COVID-19, há um grupo de 6 pessoas da UFSC e IFSC trabalhando voluntariamente na produção de máscaras com viseiras de acetato, faceshields, nas quais os suportes são produzidos em impressoras 3D.

A produção varia de acordo com os recursos financeiros para aquisição de material, advindos principalmente de doações, e também da disponibilidade das lâminas de acetato no mercado.

No final do mês de julho, chegou-se ao número de  600 máscaras doadas, sendo 280 para a Secretaria de Saúde de Araranguá e HRA. Além disso, foram feitas doações no hospital de Sombrio e postos/secretarias de saúde de Balneário Arroio do Silva, Cocal do Sul e Ipumirim. Ainda foram enviadas 55 máscaras a equipes de saúde que atendem 6 aldeias indígenas Kaingang no RS, por meio do discente Claudemir Vaz, do curso de Medicina. Também realizou-se a entrega para um centro de acolhimento a idosos de Tijucas/SC e para a Associação Autismo de Araranguá, além de entregas a particulares, de setores de vigilância, penitenciária, correios e agropecuária.

Projeto de reabilitação de pacientes pós Covid-19

Cientistas de Santa Catarina atuam nesse momento em pelo menos 182 projetos de combate à Covid-19 e seus efeitos. São projetos de pesquisa e atividades de extensão, concentrados principalmente na área da saúde. Recentemente foram incluídos nesta lista outros seis novos estudos, aprovados em edital federal. Um deles é um programa de reabilitação de pacientes pós-COVID-19.

O edital, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Saúde, disponibilizou R$ 50 milhões para pesquisas sobre Covid-19 em todo país. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) está apoiando a chamada e dará bolsas de pós-doutorado e mestrado para cada projeto selecionado de Santa Catarina.

O Professor Aderbal Silva Aguiar Junior teve sua proposta de pesquisa aprovada no mesmo edital e vai coordenar um estudo, no Campus Araranguá, sobre reabilitação respiratória para os pacientes pós-Covid-19. Conheça o projeto no site: https://re2scue.ufsc.br/

Ferramentas de tutoria para rede municipal de educação

Os professores e estudantes da rede municipal de ensino contam com o apoio do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) da UFSC Araranguá que  capacitou 503 professores para usarem o Sistema Tutor Inteligente MAZK (mazk.ufsc.br).

O MAZK é um tutor inteligente que possui uma proposta diferente das demais tecnologias educacionais porque utiliza técnicas de Inteligência Artificial para acompanhamento do desempenho do aluno, correção automática das questões dissertativas, chatbot para auxiliar o professor, automatização do nível de conhecimento dos alunos e das questões,  além do reconhecimento de expressões faciais que está em fase de implantação.

Atualmente aproximadamente 18 mil alunos de escolas públicas de vários municípios da região utilizam o Sistema Tutor Inteligente. O MAZK é um projeto coordenado pela Profª Eliane Pozzebon e foi integralmente desenvolvido por pesquisadores e alunos do Campus Araranguá.

Os professores, alunos e pais dos alunos que atualmente estão utilizando o MAZK também contam com uma equipe de suporte do LabTeC que fica à disposição para auxiliar no esclarecimento de dúvidas quanto a utilização do sistema. Existe ainda o suporte realizado via WhatsApp e a disponibilização de vídeos tutoriais em um canal do Youtube que é atualizado com videoaulas das Professoras Edilene Valeriano e Susi Oliveira da Rede Municipal de Educação de Araranguá.

Além das professoras participam também do projeto do MAZK os alunos de graduação em Engenharia de Computação da UFSC Campus Araranguá Nicolas Baumle e Julio Carraro, responsáveis pela orientação e esclarecimentos de dúvidas dos alunos e professores que estão utilizando o MAZK; Vinicius Capistrano, Luiza Castilho e Jimy Li Yan responsáveis pela autorização de novos usuários (professores) e pela edição dos vídeos e divulgação dos tutoriais; Felipe Zago Canal e Tobias Rossi Müller responsáveis pelo desenvolvimento do sistema. Além de todo o apoio da equipe do LabTeC, o MAZK possui um tutorial interativo, manuais e um chatbot para auxiliar os professores. Acesse o site do projeto: https://linktr.ee/MAZK

Inclusão digital em escolas

O Laboratório de Experimentação Remota – RexLab, da Universidade Federal de Santa Catarina, entre outras coisas, atua na inclusão digital em escolas da edução básica e rede pública através da integração de tecnologias inovadoras. Além disso, ainda possui o Núcleo de Produção de Conteúdos Digitais. Todas as ferramentas do laboratório já estavam disponíveis antes do período de pandemia. O projeto já existe há 23 anos. No entanto, durante a crise do novo coronavírus, as ações do grupo foram potencializadas. São oferecidas capacitações a professores da rede pública de educação, para que os mesmos possam utilizar ferramentes de tecnologia da informação e ensino remoto neste momento. São produzidos conteúdos informativos e educacionais, entre diversas outras ações. Além disso, o laboratório possui experimentos remotos, que podem ser acessados de qualquer lugar do planeta, contribuindo com aulas teóricas e práticas neste momento de isolamento social. Mais sobre o RexLab é possível conhecer no site: https://rexlab.ufsc.br/

Voluntários

Outros servidores da universidade optaram por atuar como voluntários no contra-turno de seus trabalhos da universidade. Profissionais da UFSC Araranguá atuaram junto a secretaria de saúde de Araranguá em barreiras sanitárias no início do período de isolamento. Há também servidores atuando no auxílio de famílias carentes da região.

Eventos online

Foram realizados diversos eventos online, visando também a comunidade externa à universidade. Um exemplo foi o O III Simpósio do Programa de Pós-graduação em Energia e Sustentabilidade – SIMPPGES . Organizado pelo Programa de Pós–Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES)

 

 

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