Projeto Plant For The Planet seleciona bolsista através de edital da PROEX

04/02/2020 09:34

O projeto Plant for the Planet: mobilizando crianças e jovens para proteção climática, selecionará um (a) bolsista de extensão para atuar no período de março a dezembro de 2020.

Pré-requisitos:

– Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFSC,
– Não ter colação de grau prevista para o período de vigência da bolsa
– Possuir índice de aproveitamento açumu]ado (IAA) igual ou superior a 6,0
– Dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto,
–  Não ter relação de parentesco direto com o coordenador do pi’ojeto de extensão,
– Não ter vínculo empregatício ou receber outra bolsa de qualquer natureza (exceto a Bolsa Estudantil instituída pela Resolução n’ 32/CUn/20 13).
Interessados devem enviar cópia digital dos seguintes documentos até 15.02.2020 para katia.madruga@ufsc.br por e-mail com o assunto ‘Candidatura à bolsa de extensão’:
 – currículo com até duas páginas com dados pessoais, formação e experiência em projetos que já participou ou participa na universidade como voluntário ou bolsista e/ou experiências com projetos socioambientais nos últimos 3 anos e descrição da principais habilidades que o qualificam para o projeto.
– cópia do atestado de matrícula
– cópia da sua grade curricular para o semestre 2020/2
– cópia do seu histórico escolar.

Os candidatos serão contatados por E-mail a partir de 17.02 e será agendada entrevista que poderá ser realizada por skype entre 17 e 19.02.2020
Resumo do projeto:

O movimento Plant for the Planet (PftP) iniciou na Alemanha em 2007. A sua principal metodologia é a organização de oficinas ou academias de formação que visam empoderar crianças, por meio da conscientização sobre aquecimento global e justiça climática bem como motivá-las a plantar árvores. Além disto, as oficinas objetivam ensinar as crianças a realizarem apresentações para outros meninos e meninas. Desta forma, novos embaixadores da justiça climática ou multiplicadores são formados. A ideia é que as crianças possam organizar seus próprios clubes para promoverem atividades para conscientização e plantio no seu bairro, cidade, região. Entre 2017 e 2019 oficinas PftP e mutirões de plantio foram organizados e realizados pela equipe do projeto que é composta por professores e estudantes da graduação e pós-graduação do Departamento de Energia e Sustentabilidade. Neste período 503 embaixadores da justiça climática foram formados e 616 mudas de árvores plantadas. Em 2020 o foco do projeto é mobilizar ações para proteger a vida terrestre e o clima em escolas e cidades por meio de mutirões de plantio e, assim, contribuir para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável proposto pelas Nações Unidas.