Processo Seletivo de Transferências e Retornos para ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no segundo semestre de 2016

13/05/2016 11:56

No dia 24 de maio de 2016 será lançado o Edital de Transferências e Retornos que possibilita a estudantes regularmente matriculados ou trancados em outras instituições de ensino superior; estudantes que abandonaram cursos na UFSC; estudantes que desejam trocar de curso, internamente e, ainda, a estudantes que já tenham uma graduação e desejam retornar aos estudos o ingresso em cursos de graduação no segundo semestre de 2016.

No Campus Araranguá serão ofertadas vagas para os cursos de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Fisioterapia e em Tecnologias da Informação e Comunicação.

Veja como funciona esta modalidade de ingresso:

Segundo a resolução nº17/CUn/1997, a UFSC admite o ingresso de estudantes por Transferência interna, Transferência externa, Retorno de aluno-abandono e Retorno de graduados.

Nesta modalidade de ingresso não há vestibular, mas um processo seletivo que seleciona e classifica os estudantes, conforme o artigo 96 da referida resolução e as regras estabelecidas pelo Colegiado de Curso do referido curso que se pretenda ingressar. Todas as etapas, documentações e regras são divulgadas por meio de edital do Departamento de Administração Escolar da UFSC.

Na modalidade de transferências há duas opções:

Transferência interna: Para troca de turno, de habilitação, de opção ou de curso no âmbito da UFSC.
Transferência externa: Para alunos de outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, para prosseguimento de seus estudos na UFSC;

Por retorno, também, há duas opções:

Retorno de Aluno-abandono: Para aluno que já esteve regularmente matriculado na UFSC e rompeu seu vínculo com a instituição, por haver desistido ou abandonado o curso;
Retorno de Graduado: Para graduado da UFSC ou de outra instituição de ensino superior que pretenda fazer novo curso ou nova habilitação.

O período de inscrição será de 24/05 a 07/06/2016 (dias 26/05 e 27/05 a UFSC estará fechada) na secretaria acadêmica, térreo do Bloco B, na Unidade Jardim das Avenidas. O horário de atendimento será das 08h às 12h e das 14h às 18h. Não há taxas de inscrição para participação neste processo seletivo.
As documentações a serem entregues devem obedecer às portarias dos colegiados dos cursos constantes no edital, além das constantes a seguir:

• Transferência Interna e Retorno de Abandono: Histórico Escolar emitido e assinado pela UFSC, original e fotocópia da cédula de identidade e do CPF; Programas das disciplinas cursadas que deseja validar assinadas e carimbadas;

• Transferência Externa: original e fotocópia do Histórico Escolar da graduação (atual currículo do curso); Atestado de matrícula ou de seu trancamento na instituição de origem assinado e carimbado; comprovante de que o Curso é autorizado ou reconhecido, Programas das disciplinas cursadas que deseja validar assinadas e carimbadas; original e fotocópia da cédula de identidade e do CPF;

• Retorno de Graduado: Fotocópia autenticada do Diploma de Curso (Graduação), devidamente registrado ou Certidão de Colação de Grau; original e fotocópia do Histórico Escolar da graduação, da cédula de identidade e do CPF; Programas das disciplinas cursadas que deseja validar assinadas e carimbadas.

Perguntas Frequentes:

1 – Há possibilidade de transferir o meu curso de outra universidade para UFSC?
A resposta é sim, existe a possibilidade de transferência para alunos de outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, para prosseguimento de seus estudos na UFSC desde que seja respeitado o disposto a seguir: “O aluno que deseja transferir o curso deverá estar regularmente matriculado ou trancado na instituição de origem e o curso deverá ser autorizado ou reconhecido.” (res. 17/CUn/1997).

2 – Há possibilidade de trocar meu curso da UFSC por outro no âmbito da UFSC?

A resposta é sim, existe a possiblidade de troca de turno, de habilitação, de opção ou de curso no âmbito da UFSC desde que respeitado o disposto a seguir: “A transferência interna será concedida uma única vez e ao aluno calouro é vedada a transferência interna”.

3 – Se eu já tenho uma graduação, há a possibilidade de ingressar nos cursos da UFSC sem prestar vestibular?

A resposta é sim, existe a possibilidade para graduado da UFSC ou de outra instituição de ensino superior que pretenda fazer novo curso ou nova habilitação.

4 – Se eu ingressei na UFSC e por algum motivo abandonei o curso, há a possibilidade de retornar à UFSC sem prestar vestibular?

A resposta é sim, é possível para o aluno que já esteve regularmente matriculado na UFSC e rompeu seu vínculo com a instituição, por haver desistido ou abandonado o curso.