Histórico

O Campus Araranguá foi criado em novembro de 2008, a partir da Resolução 027/CUn/2008. Em agosto de 2009 o primeiro curso iniciou suas aulas na UFSC Araranguá: Tecnologias da Informação e Comunicação. A graduação foi pioneira, trazendo um curso que atendia as demandas do mercado da região.

O segundo curso do Campus veio já no ano seguinte e o mês de março de 2010 marcou o início das aulas de Engenharia de Energia. Ainda naquele ano, foi finalizada a segunda etapa da obra do primeiro prédio da UFSC em Araranguá, no bairro Mato Alto, aumentando o espaço físico e trazendo a perspectiva da instalação de novos cursos.

A expansão da UFSC Araranguá aconteceu de forma célere, acompanhando o desenvolvimento da cidade e, em março de 2011, dois novos cursos iniciaram suas atividades na Unidade Mato Alto: Engenharia da Computação e Fisioterapia.

Além dos cursos de graduação, a partir de junho de 2014, com a criação do Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação, a UFSC Araranguá iniciou sua caminhada na Pós-Graduação, que teve continuidade com a criação de três novos programas na sequência: Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado em Energia e Sustentabilidade e Mestrado em Ciências da Reabilitação.

Com o crescente aumento do número de alunos, docentes, e servidores técnico-administrativos, o prédio no bairro Mato Alto já não comportava mais a demanda do Campus, assim, foi necessário iniciar um projeto de expansão, e a UFSC Araranguá passou a ter atividades também no bairro Jardim das Avenidas, em uma estrutura alugada.

As ações da Universidade permanecem integradas entre as duas unidades, mas visando o melhor aproveitamento das estruturas, as atividades foram organizadas da seguinte forma: a Unidade Jardim das Avenidas passou a abrigar os cursos de graduação e as unidades administrativas, já a Unidade Mato Alto abriga as pós-graduações e alguns laboratórios de pesquisa.

O ano de 2018 foi responsável por trazer um novo marco para a UFSC e toda comunidade de Araranguá e região. No dia 03 de Abril de 2018, aniversário do município, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 239, que autorizou o funcionamento do Curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá, consolidando a UFSC na região e realizando um sonho de muitos anos de toda a comunidade do sul de Santa Catarina.

Agora, próximo dos dez anos de sua instalação, o Campus Araranguá da UFSC tem o orgulho de abrigar o Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, que conta com cinco cursos de Graduação, quatro cursos de Pós-Graduação, aproximadamente mil e trezentos alunos, quase 150 servidores e gera em torno de 30 empregos indiretos.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com