Cursos de Graduação

Os Cursos disponíveis são: 

  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia de Energia;
  • Fisioterapia;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

Descrição: Engenharia de Computação:

O Engenheiro de Computação tem sua formação fortemente baseada na Ciência da Computação, nas Ciências para Engenharia, na Matemática, na Elétrica e na Eletrônica Digital. Os grandes avanços tecnológicos tem como elemento principal o computador, o qual é formado pelo hardware (equipamento) e pelo software (programas). A percepção de que um produto com alta tecnologia tenha um computador embutido nem sempre é evidente. A área que estuda esta integração denomina-se de Sistemas Computacionais Embarcados. Desta forma, lidamos hoje e interagiremos cada vez mais com uma variedades de produtos e objetos do dia-a-dia inteligentes, devido a presença oculta/embarcada de computadores e programas nestes produtos. Um cenário futurístico, mas não necessariamente de ficção científica é aquele onde todos os objetos de interação humana tenha um computador embutido. Portanto, o desafio de construção deste cenário cabe principalmente ao Engenheiro de Computação que possui habilidades para criar, analisar, projetar e implantar processos de construção em larga escala das inovações originadas pela interseção das ciências e tecnologias que lhe dão suporte.

Descrição: Engenharia de Energia:

A Engenharia de Energia é focada em gerar soluções para um grande desafio da atualidade que está relacionado com a produção, armazenamento, distribuição, uso da energia e os impactos associados a esses processos. Nesse contexto, energia deve ser entendida de forma ampla, e não somente, como energia elétrica. Precisamos de energia em nossas residências, escolas, hospitais, nos processos industriais, no transporte de cargas e passageiros, etc. Energia é o insumo motriz do desenvolvimento e da promoção de qualidade de vida para a humanidade. Para obter energia nos locais e nas quantidades que precisamos, devemos conhecer as oportunidades que a natureza nos oferece, ou seja, precisamos conhecer e mapear os nossos recursos naturais. Além disso, precisamos conhecer métodos eficientes para converter esses recursos, nas formas de energia necessárias ao uso final. Finalmente, precisamos estar cientes dos impactos gerados pela prospecção e uso dessa energia de forma a garantir não só a sustentabilidade econômica e social, mas também, ambiental. Estes são alguns dos desafios da Engenharia de Energia, tornando-a um curso extremamente atraente para quem quer encontrar soluções estratégicas, e quer atuar de forma inovadora, em um mercado cujo valor cresce continuamente. 

Um assunto com uma importância desta magnitude requer uma formação multidisciplinar e alicerçada nos fundamentos que promoverão as próximas revoluções tecnológicas. Para isso, a Engenharia de Energia da UFSC foi estabelecida tendo por base os campos de conhecimento de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle, Ambiental, e das Ciências da Terra. De forma que caberá ao engenheiro de energia integrar tecnologias que reúnam componentes de todos esses campos do conhecimento.

Descrição: Fisioterapia:

O Curso de Graduação em Fisioterapia (Modalidade Bacharel) no campus Araranguá, consolidou-se como o primeiro curso da área de Saúde, aprovado na Câmara de Ensino – UFSC no dia 11 de agosto de 2010. É o primeiro curso na área em Instituição de Ensino Público no Sul do Estado de Santa Catarina e tem por finalidade atender uma demanda por um ensino público, gratuito e de qualidade.

O objetivo geral do curso de Fisioterapia da UFSC é propiciar a formação de um profissional descobridor e propositor de soluções com embasamento científico e resolutividade assistencial, numa perspectiva técnico-científica, ético-humanística, intercambiando ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se por meio do Curso formar profissionais com a capacidade de preservar, desenvolver e restaurar funcionalmente a integridade dos órgãos e sistemas, desde a avaliação cinético-funcional ao diagnóstico físico e funcional, em diferentes áreas: Atenção Básica, Pediatria, Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, Geriatria, Pneumologia, Cardiologia Ginecologia e Obstetrícia e Dermatologia. Os cenários de ensino-aprendizagem incluem unidades básicas de saúde, APAE, Haras, asilo, centro de convivência, ambulatórios e hospital.

Descrição: Tecnologias da Informação e Comunicação:

O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC trata das aplicações da computação, promovendo a formação de recursos humanos com competências para utilizar, modelar e desenvolver soluções com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos ambientes econômico, social e cultural. Estas tecnologias (TIC) envolvem: programação em computadores, sistemas de informação, engenharia de software, aplicações com bancos de dados, aplicações para internet, geração e gestão de negócios, além de aplicações de tecnologias para educação e comunicação. Trata-se de um curso de bacharelado curto, interdisciplinar, de formação rápida, estruturado em 06 (seis) semestres com aulas de segunda a sexta. O curso é no período noturno.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com