Isaac e o Enigma do Explorador: jogo de aventura desenvolvido pela equipe do LABTEC é lançado

19/06/2017 10:44

O jogo foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá. Ele está ligado ao projeto de pesquisa da dissertação de mestrado “Abordagem de uma Metodologia de Desenvolvimento de Competências na Produção de Jogos Digitais Didáticos” do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. O jogo foi estudo de caso do presente estudo que avaliava se é possível fazer jogos desse gênero que sejam divertidos e educativos.

Para download gratuito do jogo, além de mais informações sobre o projeto, você pode acessar o site oficial do jogo: isaac.labtec.ufsc.br. Confira abaixo um pouco mais sobre o jogo.

Isaac e o Enigma do Explorador

O desaparecimento do seu avô é a motivação de Isaac para desbravar cidades em busca de resolver esse mistério. Em “Isaac e o Enigma do Explorador”, o garoto visita pontos turísticos das cidades de Araranguá e Criciúma para descobrir o paradeiro do seu ente querido.

Explorando um cofre misterioso do Museu Histórico de Araranguá, Isaac encontra um cofre bizarro com pedaços de pergaminhos que montam um enigmático poema que o leva a um carvão especial. Tal artefato possui propriedades mágicas que o leva diretamente a outra pista na Mina de Visitação Octávio Fontana em Criciúma. Dentro desse ambiente lúgubre e frio, o menino explora com uma lanterna que pode ser a luz que orienta o seu caminho, além de proteger dos perigos que somente a escuridão esconde. Será que Isaac vencerá esses desafios? O que fez o seu avô vir parar dentro daquela mina? São perguntas que assolam a mente do jogador ao interagir com “Isaac e o Enigma do Explorador”.

O jogo é do gênero aventura e predomina o clima de suspense e terror. São necessárias várias resoluções de puzzles para conseguir avançar no jogo, porém a cada desafio você percebe tensão por estar perto de perigos maiores. Você aprende sobre os pontos turísticos das cidades com muita diversão. Jogado em primeira pessoa e para a plataforma PC, o jogador se sente parte da história e conquista cada solução aos problemas propostos para cada vez mais estar perto de resolver o principal enigma do explorador.

Durante o jogo pode-se recolher itens para montar um altar mágico e uma profecia misteriosa. Também se pode explorar uma mina recém aberta, mas assombrada por um monstro que a habita. Pode-se ficar perdido por um Caminho das Ilusões, caso não se escolha o melhor caminho e encontre a saída. Mas ainda se pode apreciar todos os elementos e paisagens dos pontos turísticos das cidades reais do sul de Santa Catarina. Com enfoque didático, o jogador vai aprender mais sobre os pontos turísticos de Araranguá e Criciúma de maneira prática e divertida.

Jogue agora, desvende todos os enigmas e tenha uma ótima aventura, explorador!