23/11/2018 13:40

Durante os dias 19 e 20 de novembro a UFSC Campus Araranguá desenvolveu ações voltadas ao tema das relações raciais em alusão ao mês da Consciência Negra. O evento reuniu convidados locais e externos, técnicos, docentes e estudantes, com espaços de aprendizagem, afeto, arte, cultura e cidadania. Veja as fotos

As atividades realizadas abrangeram: cardápio especial no RU com pratos típicos da culinária afro-brasileira; apresentação temática da BaterAAACA e do Coral Encanta UFSC; exposição e trocas literárias de obras de autores negros(as) no corredor da Biblioteca Setorial de Araranguá; exposição do ensaio fotográfico e roda de conversa “A beleza de nossos corpos negros” com Roberta Lira em conjunto com Camila Amorim que falou sobre saúde da mulher negra; oficinas com profissionais do ANPSINEP – Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) tratando sobre o tema da vida universitária e as relações raciais; mesa redonda tratando das questões raciais relacionadas à prática profissional com os(as) convidados(as) Camila Amorim, João Matheus Acosta e Regina Vasconcelos, precedida de uma apresentação musical da estudante Thaline Augusta; projeção no hall de imagens, sons e informações sobre a África, organizada pelo coletivo EstranUFSC; exibição do filme ‘Estrelas além do Tempo’ que possibilitou aos expectadores muitas reflexões sobre as práticas racistas cotidianas; roda de conversa Preto em Pauta!, na qual servidores e estudantes debateram diversos aspectos da experiência de ser negro(a) no cotidiano brasileiro e, para finalizar as atividades do evento, estudantes e servidores se dirigiram ao Museu Histórico de Araranguá para visitar a Exposição “Sujeitos esquecidos, Sujeitos lembrados” e assistir a apresentação de uma roda de capoeira realizada pelo grupo Armada Brasil de Meleiro/SC.

Além disso, durante a semana, entre 19/11 a 23/11 a biblioteca setorial do Campus Araranguá estará divulgando conteúdo sobre temas raciais em suas redes sociais.  Recentemente a agência de comunicação da UFSC lançou o material intitulado “Consciência Negra” na série UFSC Explica, estimulando o debate institucional sobre o tema. Saiba mais aqui.

Acompanhe o site página no Facebook do Setor de Apoio ao Estudante.

Realização:

Setor de Apoio ao Estudante UFSC Araranguá