08/08/2018 10:42

Com duração de 6 semanas, os módulos de Leitura e Produção Textual visam auxiliar os alunos em uma área pouco explorada nas grades curriculares dos cursos, mas de extrema importância na vida acadêmica. Estarão disponíveis módulos que ensinarão desde práticas de interpretação e produção de textos a como apresentar trabalhos em eventos científicos. Ainda, as atividades fornecem certificados desde que o estudante tenha 75% de frequência.

Clique nos módulos de seu interesse para saber os horários, locais e se inscrever.

-Módulo “Mapas Conceituais”:

Neste módulo os estudantes aprenderão a utilizar mapas conceituais como ferramenta de representação gráfica do conhecimento e da informação. O objetivo é obter fluência no uso de mapas conceituais de modo que permita aos alunos capturarem e reterem o significado do conteúdo curricular através da relação entre os conceitos.

-Módulo “Leitura-Escrita Científica: práticas de interpretação e produção de textos”:

Neste módulo os estudantes aprenderão sobre: Estrutura do texto dissertativo-argumentativo; estratégias para leitura e apreensão das ideias de um texto acadêmico; estratégias e técnicas de argumentação; interpretar as ideias de outros autores, utilizando corretamente citações literais e paráfrases; e construção dos gêneros mais utilizados para documentação e comunicação científicas. O objetivo é Compreender um texto; Conhecer e se apropriar das técnicas e recursos da escrita de diferentes gêneros científicos para a ação acadêmica, assim como requisitos e principais plataformas de divulgação.

-Módulo “Apresentação de trabalhos em eventos científicos”:

Neste módulo os estudantes aprenderão sobre: Organização do roteiro da apresentação. Apresentação oral de trabalho. Recursos audiovisuais usando tecnologias digitais ou em rede (prezi, mapa conceitual, mapa mental, etc.). Normas gramaticais. O objetivo é aplicar métodos de resumir textos e organizá-los em uma apresentação visual ou pôster que seja usada tanto para atividades nas disciplinas do curso de graduação quanto em eventos científicos, assim como desenvolver a postura do apresentador.

Tags: PIAPE LPT