UFSC Araranguá apoia o Abril Indígena

19/04/2018 09:08

Diretoria da Aeiufsc

Durante o mês de abril acontecem no Brasil diversas ações alusivas à questão indígena, para discutir o tradicional dia 19 de abril, “Dia do Índio”.

No Brasil são 305 povos e 274 línguas diferentes, o que revela uma grande diversidade e desconstrói a ideia de um “índio genérico”, propagada em nosso país. Para fomentar a compreensão e a desconstrução de estereótipos, o Instituto Socioambiental (ISA) desenvolveu uma campanha interessante: #MenosPreconceitoMaisIndio. Conheça:

Na UFSC, a presença de estudantes indígenas é cada vez maior. Especialmente a partir de 2008 com a Lei de Cotas e as Vagas Suplementares. Temos visto a presença de indígenas de diferentes povos, tanto na graduação como na pós graduação. Atualmente, muitos destes estudantes têm se organizado por meio da Associação dos Estudantes Indígenas da UFSC (Aeiufsc).

Em Santa Catarina são três povos distribuídos em aproximadamente 16.041 pessoas, incluindo aqueles que vivem nas Terras Indígenas – TIs (zonas rurais) e aqueles que vivem nas cidades (zonas urbanas). São os Xokleng/Laklãnõ, Guarani Myba e os Kaingang e muitos vivem nas cidades, assim como nossos estudantes. No mapa abaixo, podemos localizar as Terras Indígenas reconhecidas no estado.

Saiba quem são as pessoas consideradas indígenas: https://pib.socioambiental.org/pt/Quem_s%C3%A3o