Consulta pública para o futuro Reitor será nesta quarta em toda a UFSC

27/03/2018 10:03

A consulta pública à comunidade universitária (aluno, técnico e professor) para a escolha do 13º Reitor da história da UFSC será realizada nesta quarta-feira, 28 de março de 2018, da 8h às 21h, e se houver segundo turno no dia 11 de abril. Três nomes concorrem ao cargo vago pelo professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, falecido no dia 2 de outubro de 2017.

Conheça os nomes dos candidatos, por ordem de inscrição, número escolhido (fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE) e lema da campanha:

• Edson Roberto De Pieri, 57, “UFSC de Verdade”,
  • Irineu Manoel de Souza, 80, “UFSC Necessária”
  • Ubaldo Cesar Balthazar, 52, “A UFSC Pode Mais”

Edson De Pieri é diretor do Centro Tecnológico (CTC), Irineu Manoel de Souza é diretor do Centro Socioeconômico (CSE) e Ubaldo Cesar Balthazar é reitor pro tempore e exercia, também, a direção do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Comissão Eleitoral (Comeleufsc) conduz todos o processo de consulta à comunidade, realizada historicamente desde a década de 80. A Comissão é formada pelas entidades representativas: Paulo Marcos Borges Rizzo (Andes) na presidência da Comissão, Bruna Veiga de Moraes (APG), Valmir José Oleias (Apufsc), Clara Niehues Rivas (DCE), Claudio Roberto Silvano e João Batista da Silva (Sintufsc).

Poderão votar na consulta pública:

• Os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, que constem do seu cadastro de pessoal ativo até o dia 26 de fevereiro de 2018;
  • Os estudantes regulares que tenham a condição de matrícula regular o dia 26 de fevereiro de 2018 nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade e os estudantes do Colégio de Aplicação.
  • Os estudantes do Colégio de Aplicação para serem eleitores deverão ter a idade mínima de 16 anos no dia 28 de março de 2018.

Confira os locais de votação.

Consulta ou eleição?

Apesar de ser bastante utilizado o termo “eleição” e também parecer muito com uma disputa eleitoral, com voto direto e secreto em urna eletrônica, o correto é “consulta”.

Todo o processo passa pela consulta informal da comunidade universitária e pelo Conselho Universitário (CUn). Uma lista tríplice é encaminhada para o Ministério da Educação para que o Presidente da República nomeie o novo reitor. Pela legislação, com a vacância do cargo em 2 de outubro de 2017, a universidade teria 60 dias para escolher o novo gestor. Mas devido a excepcionalidade da situação, o MEC concedeu um prazo maior à Universidade.

As urnas estarão disponíveis nos campi Florianópolis, bairros Trindade e Itacorubi, Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau. Os votos válidos serão ponderados na proporção de um terço (1/3) para cada categoria de forma igualitária.

Dúvidas favor entrar em contato com a Comeleufsc no telefone: (48) 3721-6041

Agecom/UFSC