Internacionalização – Winter e Summer School em Araranguá

12/03/2018 09:04

O curso STUDY AND TRAINEESHIP OPPORTUNITIES IN GERMANY foi ofertado no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde no Campus Araranguá como curso da Winter e (14/07/2017 a 22/08/2017) e Summer School (19 a 27/02/2018).

A oferta do curso em inglês faz parte da estratégia de internacionalização da UFSC e recebeu apoio da SINTER e da Escola de Extensão da UFSC por meio dos editais 03/2017 e 08/2017/PROEX.

O curso teve por objetivo preparar estudantes e trabalhadores para encontrar oportunidades de estudo e trabalho na Alemanha, além de discutir diferenças culturais para garantir um intercâmbio de sucesso.

Alguns tópicos que foram abordados incluem:

• Informação acerca de todos os passos do processo para estudar na Alemanha;
  • Informações sobre o mercado de trabalho alemão com foco nas áreas de energia e TI e de como encontrar vagas como trainee;
  • Dicas para aprender o idioma alemão;
  • Aprendizado sobre diferenças culturais para garantir uma integração de sucesso no ambiente de estudo e trabalho;
  • Compartilhamento de dicas sobre diferentes formas para realizar viagens baratas, a fim de melhorar o conhecimento sobre a cultura local durante a viagem.
  • As diferentes perspectivas da experiência de viajar (turista x viajante).

O curso foi coordenado e ministrado pela Profa. Kátia Madruga. Também participaram da equipe de ministrantes do curso o Prof. Claus Pich, os servidor voluntário, Lutz Michaelis, e os convidados externos, Daniel e Kimberly Conrado. Durante o Winter Course a equipe contou com a participação dos técnicos Marcio Soares e Rainer Souza.

As duas ofertas contaram igualmente com o suporte do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que enviou material de orientação para estudantes e pesquisadores.

No total 25 estudantes participaram dos cursos. De acordo com a avaliação por alguns dos participantes, a oportunidade de participar de um curso em inglês, ministrado por professores brasileiros, um alemão e uma estado-unidense foi interessante e divertida. A troca de experiências entre os participantes foi bastante rica. Os estudantes elogiaram a iniciativa da Universidade e a diversidade da proposta do curso que incluiu aulas expositivas, vídeos, trabalhos e jogos em grupos e produção textual (currículos, cartas de apresentação e motivação). Neste sentido, esta prática de ofertar cursos em inglês na universidade deve ser incorporada a cultura da UFSC para fomentar a formação de um ambiente internacional in house o que também atrairá mais estudantes do exterior.