Aluno da UFSC Araranguá recebe premiação de melhor iniciação científica

19/12/2017 09:07

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou a cerimônia de premiação do 27º Seminário de Iniciação Científica e do 7º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFSC, na Sala dos Conselhos, na manhã desta sexta-feira, 15 de dezembro.

No 27º SIC foram selecionados sete alunos de graduação, dois de cada grande área do conhecimento – Elba Marina Miotto MujicaJullia Jacques (Ciências da Vida), André Luiz Alcantara OstrufkaLucas Mellos Carlos (Ciências Exatas e da Terra), Blenda Emanuelle Da Trindade e Helena Bressan Carminati (Ciências Humanas e Sociais, Artes e Linguagens) –
e um do programa de Iniciação Tecnológica e Inovação – PIBITI, Maiara Marques Da Silva. No 7º SIC-EM foi selecionado o trabalho melhor avaliado nas apresentações, de Maria Eduarda Pereira Damas.

Lucas Mellos Carlos é aluno do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Campus Araranguá. Orientado pela professora Simone Meister Sommer Bilessimo ele desenvolveu o projeto com o título: “Desenvolvimento e implantação de um modelo de acesso exclusivo no gerenciamento de recursos laboratoriais remotos”. Segundo Lucas, o destaque é para a experimentação remota. “A ideia principal é a de proporcionar um ambiente educacional que pudesse integrar ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis e complementados pela interação com experimentos remotos. O fator diferenciador e inovador do projeto, sem dúvida, reside na experimentação remota móvel”. Destaca o acadêmico que, junto com sua orientadora, fazem parte do RExLab(Laboratório de Experimentação Remota);

Como prêmio, os alunos de graduação ganharam inscrição e passagens de ida e volta para apresentarem os seus trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) 2018, que ocorrerá durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e uma bolsa de R$ 800, destinada a  auxiliar nos custos de hospedagem e alimentação durante o evento. A JNIC 2018 será realizada de 22 a 28 de julho de 2018, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.  Já a premiação de Maria Eduarda foi um notebook.

O reitor da UFSC, Ubaldo César Balthazar, manifestou alegria em realizar a sessão e em premiar os pesquisadores e seus orientadores. “O trabalho numa universidade pública e federal passa por despertar no jovem o interesse pela pesquisa. A UFSC investe mais de R$ 1 milhão, anualmente, em bolsas de iniciação científica, mas é pouco. Pode parecer muito aos técnicos do Banco Mundial, mas deveríamos investir muito mais. Precisamos desmentir este discurso de que gastamos demais. Nós investimos pouco, já que produzimos muito mais pesquisa e extensão do que as universidades privadas, além do ensino”.

O Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC, Sebastião Soares, destacou que a UFSC tem pouco mais de 800 bolsas de iniciação científica e que cerca de 480 são financiadas pelo CNPq – o restante é da própria UFSC. “A partir da iniciação científica, o aluno desperta para a academia e a ciência: tem duas vezes e meia mais probabilidade de sucesso num mestrado, e duas vezes, no doutorado, além de favorecer a inserção no mercado de trabalho”. Ele também comentou que os programas de iniciação científica são muito importantes diante das dificuldades que a UFSC tem passado. Sebastião também lembrou da mudança da apresentação dos trabalhos: de pôsteres para vídeos em até cinco minutos (alguns disponíveis no YouTube), o que amplia a necessidade do poder de síntese dos estudantes.