Alunos da UFSC – Araranguá participam da Campanha Nacional De Combate ao AVC 2017

19/10/2017 08:51

A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. Sabemos que o atendimento de urgência especializado do AVC, com tratamento baseado em evidências, aumenta sobremaneira as chances de boa recuperação do indivíduo que sofreu um AVC. Por isso, o reconhecimento precoce de um AVC é de extrema relevância.  Precisamos divulgar que o AVC pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade.  Com a identificação precoce dos sintomas de AVC e o tratamento médico de emergência em Unidade de AVC intensifica-se consideravelmente a recuperação.

O Dia Mundial do AVC – 29 de Outubro – é uma oportunidade anual para coordenarmos campanhas de conscientização e promover engajamento para reduzir o impacto do AVC em nível global, regional e local. Criando uma plataforma global da qual podemos nos fazer ouvidos, o Dia Mundial do AVC amplia nossas vozes individuais e traz mais pessoas para discutirem sobre a prevenção e o cuidado do AVC. A UFSC-Araranguá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está colocando Araranguá no cenário dessa campanha para atuar no conhecimento sobre fatores de risco para prevenção de AVC no município, bem como na conscientização do início dos sintomas. Todos nós podemos fazer algo para prevenir o AVC. Esse é o lema dessa campanha que visa conscientizar a população.

Ciclo De Palestras: O Que Sabemos Sobre AVC?

O Grupo de Estudos no AVE (GEAVE) da Universidade Federal de Santa Catarina está organizando um Ciclo de Palestras como parte do evento ARARANGUÁ NA CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO AVC 2017 . O evento tem o intuito de debater sobre o AVC com alunos da UFSC e toda a comunidade, uma vez que esse se apreseneta como uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo, podendo acometer qualquer indivíduo, em qualquer idade, afetando a todos: sobreviventes, familiares e amigos, ambientes de trabalho e comunidades. A partir de mudanças individuais, defendendo políticas locais e globais para melhorar a saúde para a população, todos nós podemos fazer algo para evitar um AVC. Convidamos você para debater o assunto conosco.

Faça sua inscrição em: https://goo.gl/forms/ZiB3wP4YQvCbYOXV2

** Sorteio de brindes no final.
** Vale horas complementares.

Data: 25/10/2017

Local: Auditório UFSC Jardim das Avenidas

Programação:

18h10 – Abertura do Evento

18h20 – Conhecimento dos sinais e sintomas do AVC.   Dra. Angélica C. Ovando, Fisioterapeuta, Professora do Departamento de Ciências da Saúde-UFSC Araranguá

18h40: O que fazer quando os sintomas começam? Dra. Amanda Bittencourt, Neurologista do Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo

19h20Sintomas depressivos pós-AVC. Dr. Antonio Reis de Sá Junior, Médico Psiquiatra e professor do Departamento de Ciências da Saúde-UFSC Araranguá

19h50Cuidando da pessoa pós-AVC. Dra. Jhoanne Luiz Merlin. Fisioterapeuta, Mestranda em Ciências da Reabilitação/UFSC, professora do Departamento de Ciências da Saúde-UFSC Araranguá

20h30Vida pós-AVC: Relato de pessoas acometidas

Mais informações: