Curso de Fabricação de Cerveja Artesanal Caseira

17/10/2017 11:18

O Curso de Fabricação de Cerveja Artesanal acontecerá dia 21 de outubro (sábado) das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório da Unidade Mato Alto do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) do Campus Araranguá. As inscrições devem ser realizadas pelo link que segue: http://sg.sepex.ufsc.br.

Confira abaixo mais informações sobre o curso:

Descrição: O minicurso trata das técnicas básicas para fabricação de cerveja artesanal de forma caseira e sobre os equipamentos necessários para esse fim. Ele é dividido em uma parte teórica com 5 tópicos e uma parte prática, onde será fabricado uma cerveja do estilo APA (American Pale Ale) através do método BIAB. Os tópicos da parte teórica englobam a definição e classificação da cerveja, as matérias primas utilizadas na fabricação da cerveja, as etapas da produção da cerveja, os equipamentos para produção da cerveja, e os cálculos utilizados para controlar o processo de produção de cerveja. Espera-se que ao final do minicurso, os participantes tenham os conhecimentos necessários para começar a fabricar suas próprias cervejas.

Objetivo:
Demonstrar as etapas da fabricação de cerveja caseira, assim como os equipamentos necessários para a produção de pequenas quantidades de cerveja (cerca de 20 litros por batelada).

Público alvo:
Apreciadores de cerveja artesanal e de gastronomia que ainda não fabricam cerveja de forma caseira.

Conteúdo programático:
1) Definição e classificação da cerveja conforme legislação brasileira sobre cerveja e conforme o Programa de Certificação de Julgadores de Cerveja. 2) Apresentação das matérias primas para produção de cerveja e como elas influenciam a produção de cerveja, incluindo as características da água de algumas regiões cervejeiras famosas, os tipo de maltes e de lúpulos utilizados nos diferentes estilos de cerveja, assim como informações referentes a hidratação, inoculação e condições de fermentação de diversos tipos de leveduras. 3) Apresentação das etapas da produção de cerveja a partir de grãos maltados, incluindo moagem, mosturação, filtragem, fervura e lupulagem, resfriamento, fermentação, engarrafamento e carbonatação. 4) Descrição dos equipamentos para a produção de cerveja de forma caseira. 5) Equações para estimar o extrato nas diferentes etapas do processo de fabricação de cerveja, a quantidade de álcool na cerveja, a cor e o amargor da cerveja e a temperatura inicial da água para o mosto atingir uma determinada temperatura de mosturação. 6) Fabricação de cerveja pelo método BIAB.

Responsável pelo minicurso:
Rogério Gomes de Oliveira.

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail labcitea.ufsc@yahoo.com.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com