I Encontro Ibero-americano de Energia Solar Aplicada ao Processamento de Alimentos

28/06/2017 09:46

O I Encontro Ibero-Americano de Energia Solar aplicada ao processamento de alimentos será realizado no dia 11 de Setembro de 2017 na cidade de São Paulo –Brasil.

Face ao exponencial aumento dos consumos de energia e aos problemas ambientais locais e globais urge que a atividade de exploração nas unidades fabris e a vida cotidiana de cada ser humano se pautem por práticas de boa eficiência na utilização dos recursos naturais, incluindo os energéticos. Tais práticas contribuirão certamente para a manutenção de condições de equilíbrio na natureza e consequentemente para uma vida mais saudável nos dias de hoje e de amanhã. A energia solar aplicada ao processamento de alimentos tais como a cocção, a secagem, a pasteurização e outros processos são pois um pilar importante que urge dar mais importância em regiões com elevado potencial de radiação solar.

O I encontro EnSolAPA terá no seu programa oradores convidados com larga e amadurecida experiência no processamento de alimentos com energia solar. Para além das comunicações orais dos oradores convidados, prevê-se realizar uma sessão de apresentações orais e uma sessão de apresentações sob a forma de poster de trabalhos relacionados com o processamento de alimentos com energia solar realizados quer no meio acadêmico quer no meio empresarial. Os autores interessados deverão enviar por email um resumo do trabalho numa única página para a comissão organizadora do evento (cruivo@ualg.pt e ahneto@usp.br) até 5 de Agosto de 2017.

Os trabalhos poderão ser apresentados em português ou em castelhano. A inscrição no encontro para as sessões da parte da manhã e da parte da tarde é gratuita tanto para autores dos trabalhos como para assistentes, mas é obrigatória. A inscrição deve ser feita preferencialmente até 15 de Agosto de 2017. A ficha de inscrição devidamente preenchida deve ser enviada para a comissão organizadora do evento (ahneto@usp.br e cruivo@ualg.pt). O local da realização do encontro dependerá do número de participantes. Todos as pessoas inscritas serão informadas por email sobre o local e também sobre as condições de participação no almoço solar. A cocção solar da totalidade dos alimentos para o almoço estará dependente das condições climatéricas, do número de pessoas interessadas e do número e tipo de cozinhas solares colocadas em acção.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com